terça-feira, fevereiro 07, 2012

Os Piratas se preocupam com o bolso! Como economizar com sabedoria!

Oxente! Nós estamos em Recife!!!

Carnaval chegando... Prepare o bolso com cautela... Economize com sabedoria para curtir numa boa e nada de exagerar... 

Reduzir custos não pode ser meta apenas em tempos de crise. Muitos empreendedores, porém, só param de verdade para ver que podiam estar gastando menos (e ganhando mais, consequentemente) quando a situação aperta. E aí, no desespero, fazem o que as pessoas popularmente chamam de economia burra. “Cortes indiscriminados, como o fim do cafezinho ou a demissão da faxineira, podem desmotivar os funcionários sem contribuir para o caixa”, afirma o consultor Edison Cunha, sócio-diretor da Trevisan, umas das mais respeitadas consultorias de São Paulo. Essa é uma das dicas dadas por ele deu à revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Segundo Cunha, a folha de pagamento e a compra de matéria-prima respondem por 80% das despesas de uma empresa. Com base nessa informação, a revista dá três dicas para você reduzir custos com sabedoria e eficiência.

A primeira recomendação é rever o leque de produtos, investindo nos artigos de maior giro e rentabilidade. Mas, para isso, adverte Cunha, é fundamental conhecer o custo de cada produto para saber o que deixar de produzir.

A segunda dica é colocar suas energias nas negociações, procurando obter descontos e prazos mais dilatados e sempre ter mais de um fornecedor de confiança para ter mais poder de barganha. “Muitos empresários perdem bons negócios por se acomodar na mão de um só vendedor”, diz Antonio Carlos de Mattos, consultor do Sebrae.

A terceira sugestão, a fim de diminuir a folha de pagamento, o ideal é reduzir as horas extras – que têm acréscimo mínimo de 50% sobre a hora normal, sem contar FGTS, férias e décimo terceiro. Opte por banco de horas (mesmo que seja para conceder mais de uma hora de folga para cada uma trabalhada).

Fonte: Empreendedores - O blog da Caixa

Nenhum comentário: