segunda-feira, dezembro 12, 2011

Atitudes Sustentáveis – Passe Adiante


Autor: Gabi Batista

Atitude sustentável é o que se espera das pessoas presentes na sociedade, mas isso só ocorre através da divulgação de atitudes sustentáveis e do esclarecimento sobre tais iniciativas. A indústria é um setor de grande importância para a propagação da educação sustentável. A tendência é que através da educação, haja pessoas preocupadas com os problemas ambientais e que estas procurem soluções.

Mas afinal, o que são atitudes sustentáveis? São modos de exploração ou uso de recursos, naturais ou não, que buscam o menor dano possível no meio ambiente e toda a biosfera. As atitudes começam em pequenos gestos como, por exemplo, a separação do lixo.

No setor empresarial, é interessante instigar a conscientização dos funcionários em relação à reciclagem e coleta seletiva. Muitas indústrias possuem as diversas lixeiras para que se separem o papel, papelão, vidro, plástico e lixos orgânicos. O interessante é que, através da divulgação de atitudes sustentáveis, os funcionários levam os conceitos aplicados no trabalho para o seu meio de convívio familiar e social.

As empresas que demonstram a preocupação ambiental são bem vistas por todos e, quando promovem o bom uso da matéria prima e de recursos naturais, chegam a atrair muitos clientes, visto que estes sentem que estão contribuindo ao comprar um produto que para ser gerado passou por todo um processo que tende a impactar menos o ambiente. Alguns exemplos são as indústrias de material escolar; muitas vendem cadernos com folhas recicladas e têm projetos de plantio de árvores para compensar e extração de madeiras para produção de lápis, celulose para papéis e látex para borracha.

As indústrias de cosméticos, farmacêuticas e automobilísticas também fazem um bom papel social na divulgação de atitudes sustentáveis. Os supermercados e comércios em geral estão cobrando pelas sacolas plásticas, para que assim os consumidores passem a utilizar as sacolas retornáveis. Esta iniciativa de reduzir o uso da sacola plástica é uma atitude que felizmente está sendo adotada por muitos e a natureza agradece.


Oxente!Nós estamos em Recife!!

Nenhum comentário: