sexta-feira, outubro 28, 2011

Festival Janela , Seja o artista principal do Albergue Piratas da Praia.


Divulgação da programação completa e anuncia datas dos filmes de Kubrick no Cine São Luiz
Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR 
 
A programação completa do festival Janela Internacional de Cinema do Recife foi divulgada em entrevista coletiva realizada nesta segunda. Na ocasião, foram anunciadas as datas e horários de todos os curtas e longas, inclusive da retrospectiva do cineasta Stanley Kubrick no Cine São Luiz, com filmes como Laranja mecânica (versão sem cortes, com nova cópia digital de altíssima resolução), 2001: Uma odisseia no espaçoSpartacusO iluminadoLolita.

Na abertura, no dia 4 de novembro, será exibido o longa-metragem pernambucano Febre do Rato, de Cláudio Assis, vencedor do festival de Paulínia, ainda inédito no Recife.
Há também sessões especiais de filmes e um debate sobre a desenfreada verticalização do espaço urbano da cidade, que tem recebido visões críticas nas obras de diversos cineastas. Uma da sessões mostrará o resultado do [projetotorresgemeas], trabalho coletivo realizado por diversos artistas. Uma outra projeção atravessará o Rio Capibaribe, ao lado da Ponte Duarte Coelho (a partir do São Luiz), em direção ao Edifício Trianon, que servirá como tela de cinema.
Outras novidades são sessões infantis e uma melhora nos equipamentos de projeção. O São Luiz funcionará com um projetor de 33 mil ansilumens, o mesmo usado no Festival de Cannes.
O Janela começa no dia 4 e termina do dia 13 de novembro. Além do São Luiz, há sessões no Cinema da Fundação.
Um dos destaques da 4ª Janela é a retrospectiva da Sutjeska Film, a Escola de Documentário de Sarajevo. São 20 curtas em 35mm, realizados nos anos 1960 e 1970, sob o regime comunista. Originalmente exibido no Festival de Oberhausen, na Alemanha, a coleção pertence ao Filmski Centar Sarajevo, na Bósnia e Herzegovina. Kleber Mendonça Filho diz que, apesar da distância cultural e idiomática, não são filmes difíceis.

A cada ano, a Janela Internacional convida um “festival amigo” para elaborar um programa especial. A seleção deste ano será feita por Agnès Wildenstein, do comitê de seleção do Festival de Locarno, na Suíça. Fazem parte os pernambucanos Praça Walt Disney, de Renata Pinheiro e Sérgio Oliveira, e Mens sana in corpore sano, de Juliano Dornelles, premiado pelo festival, em agosto último, além de outros curtas brasileiros e estrangeiros.
O público pode assistir ainda aos longas O garoto da bicicleta, dos irmãos Dardenne (melhor direção em Cannes); Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios, de Beto Brant; a produção pernambucana As hiper mulheres, de Leonardo Sette, Carlos Fausto e Takumã Kuikuko; No lugar errado, dos irmãos Pretti e primos Parente; e Estradeiros, de Renata Pinheiro e Sérgio Oliveira.
Veja a programação completa:

Link para download - Programação

Conheça o Albergue Piratas da Praia http://www.piratasdapraia.com/site.htm 

Oxente! Nós estamos em Recife!!

Nenhum comentário: