quarta-feira, março 10, 2010

Acorda Recife, acorda...., pois suas 297 pontes querem pulsar!!





Acorda Recife...Acorda!
Olinda mandou te chamar.

Acorda Olinda....Acorda!
Recife mandou te acordar.

Acorda Poeta...Acorda!
a Poesia chegou p'ra te amar.

Acorda Recife...Acorda!
Seu povo já acordou!!

O Frevo já tá no Pátio.
O Maracatu da Moeda já reina na Rua.
O Sol já brilha nos velhos casarões da velha Aurora.
E a Torre Malakof paquera tranquila a Rua Bom Jesus.

Acorda Recife...Acorda!
Seu povo já acordou!!

O Marco Zero,
ainda sonolento,
solta galanteios picantes para as esculturas de Brenand.
O mar,
ainda preguiçoso,
espia de longe,
os poetas mágicos,
voltando p'ra casa com cheiro de noite.

Acorda Recife...Acorda!
Suas mulheres já acordaram!!

Os cajus, as seriguelas e os sapotis,
já cheiram fortes no Mercado São José.
E na Casa da Cultura as talhas,
os bonecos e fantoches,
ganham vida nas mãos dos sonhadores.

Acorda Recife...Acorda!
Seus homens já estão nas ruas.

Com olhares fortes e rostos queimados eles dão vida ao nosso Recife.

Acorda Recife...Acorda!
Que suas crianças já querem brincar.

...olha a roda com seus sorrisos,
...olha a ciranda com seu cirandar,

...olha o passo do frevo solto no ar,
...olha o maracatu querendo entrar,

...olha os cordéis encantados e os pastoris,
...olha, enfim, a vida se recriar.

Acorda Recife...Acorda!

(Paulo DeMello - Recife de suas 297 pontes)


*** Feliz 473 anos. 12 de março de 2010 ***

Oxente!
Nós estamos em Recife!!

Vem gente de todo canto só p'ra participar das festanças para comemorar o aniversário de Recife!!




Diário de Pernambuco

Publicação: 08/03/2010 18:50

A cidade do Recife completará 473 anos de fundação no próximo dia 12 de março. Para marcar a passagem da data, a Prefeitura preparou uma programação especial. Na lista de “presentes” para os recifenses tem o tradicional corte do bolo na Praça do Arsenal e shows de grandes artistas no Marco Zero. Nomes como Elba Ramalho, Zé Ramalho, Geraldo Azevedo, Lenine, Chico César e Alcione abrilhantarão o aniversário da Cidade.

O dia 12 de março começa já com a programação do Museu da Cidade, localizado no Forte das Cinco Pontas, que às 9h30 apresenta evento cívico- cultural com o título “As crianças homenageiam Recife nos seus 473 anos”, quando mais de 400 alunos de diversas escolas públicas e particulares, começarão o dia com uma visita guiada pelas dependências do Forte e áreas expositivas do Museu.

Ainda no Forte das Cinco Pontas, às 14h, começam as visitas teatralizadas à exposição “300 anos da Emancipação do Recife”, que contarão com o apoio dos mediadores Kalhil Gibran e Diana Rodrigues, contadores de história da casa. A partir das 15h têm início as apresentações de grupos culturais infantis: o grupo de Frevo e o grupo de Maracatu da Escola Novo Pina, o Maracatu Mirim da Escola do Bairro do Recife e os corais das escolas Nadir Colaço e Alto do Maracanã.

Às 16h, no mesmo local, o Prefeito João da Costa vai comandar o ato cívico de troca e incineração das bandeiras em desuso, que acontece com a execução do Hino do Recife pela Banda da Secretaria de Educação/GAC. As 16h30, será entoado o Parabéns para o Recife, seguido do corte do bolo comemorativo e encerramento oficial do evento no Museu.

A partir das 17h, na Praça do Arsenal, a Frevioca vai dar prosseguimento à festa, colocando todo mundo para dançar, ao som do ritmo que é a cara do Recife. Para encorajar os mais tímidos, estarão por lá os passistas da Escola de Frevo Maestro Fernando Borges e da Secretaria de Educação. Quando o relógio marcar 18h30, é a hora do corte do bolo, que, como é de praxe, pesará em quilos, a mesma quantidade de anos que o Recife comemora.

Mas o presente especial pelo qual todo recifense espera estará no Marco Zero e começa as 21h30. Ninguém menos do que Elba Ramalho vai fazer uma grande festa para brindar a data, marcando ainda os seus 30 anos de carreira. Do show desta noite sairá o novo DVD da cantora. O público vai poder conferir os sucessos da diva da MPB, que vai dividir o palco com convidados como Zé Ramalho, Geraldo Azevedo, Lenine, Chico César, Alcione e André Rio.

A festa não para por aí. No sábado (13), começam as comemorações dos 80 anos da Orquestra Sinfônica do Recife, que contará com a participação especial de Francis Hime. No repertório estão composições como “Fantasia para piano e orquestra”, “Brasil Lua Cheia”, “Parangolé do Samba”, “Cinema Brasil e ainda “Atrás da Porta”, “Vai Passar” e “Trocando em Miúdos”.

Praças revitalizadas - Dentro da programação do aniversário de 473 anos do Recife, a Prefeitura entregaráà população, até o final deste mês, sete praças totalmente revitalizadas, além de acelerar a reforma de mais duas áreas de lazer. Com um investimento de aproximadamente R$ 877 mil, as obras deram um novo visual aos dois principais parques do Recife (Jaqueira e 13 de Maio) e as praças Heróis da Restauração (Areias), Joca Leal (Casa Amarela), Mauricéia (Ipsep) e 4 de Outubro (Areias). Além disso, mais R$ 225 mil estão sendo investido na requalificação das praças da Convenção (Beberibe) e na Lagoa do Araçá (Imbiribeira).

Corrida das Pontes - A parte esportiva das comemorações do aniversário de 473 anos da capital pernambucana ficará a cargo da Corrida das Pontes do Recife, a maior prova de pedestrianismo do Norte-Nordeste, promovida através de uma parceria entre a JJS Eventos e a Prefeitura do Recife. Esta que será a 7ª edição da corrida, acontece no dia 21 de Março, pelas principais ruas do centro, incluindo as sete pontes, em um percurso de 10 km.

Meio Ambiente - A Secretaria de Meio Ambiente estará realizando uma sensibilização junto à população da Cidade, às 8h, do dia 12 de março, na Ponte Duarte Coelho, entre os bairros da Boa Vista e de Santo Antônio. Durante a ação, que contará com a presença do secretário Roberto Arrais, e de aproximadamente 20 técnicos, serão distribuídas 473 mudas de árvores nativas da mata atlântica, como Ipê Roxo, Ipê Amarelo, Pau d’Arquinho, Pau Brasil e Flamboyant. As plantas serão fornecidas pelo Jardim Botânico do Recife. Além das mudas, os profissionais da Secretaria também distribuirão panfletos que falam sobre os diversos cuidados que a população deve ter com o meio ambiente.

Da Redação Do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR




Oxente!
Nós estamos em Recife!!

Dia 12 de março de 2010. Recife (473 anos). Olinda (475). Venha fazer parte desta festa. Fique hospedada no Albergue Piratas da Praia em Boa Viagem!




(baseado no livro A Fundação do Recife, de Hermógenes Viana)

Segundo Hermógenes Viana, "o nome do Recife apareceu pela primeira vez no Foral da Câmara de Olinda, outorgada a 12 de março de 1537, pelo donatário Duarte Coelho que o chamava de Recife dos Navios".

Recife cresceu em volta da capelinha de Santelmo. Gente profundamente católica, os primeiros habitantes era marinheiros, pescadores, comerciantes, pescadores e alguns soldados, por conta do comércio de pau-brasil e açúcar.



O historiador Carlos Bezerra Cavalcanti, em palestra no lançamento do portal Memorial, na Livraria Cultura em 18 de dezembro de 2005, comentava que o pau-brasil aqui exportado, era de uma espécie única, chamada de Pernambuco, indicada especialmente para a confecção de arco de violino e outras peças nobres.



A capelinha tomou o nome original de São Frei Pedro Gonçalves. Santelmo, o nome popular, era um santo que os marinheiros invocavam durante os temporais em alto mar, quando aparecia o fogo elétrico em chamas azuladas nos mastros do navio, denominado fogo de Santelmo.



Em 1800 a capelinha foi demolida para a construção da Matriz do Corpo Santo. Em 1913, com a construção da atual Av. Marquês de Olinda, a igreja também foi demolida!



Em 1561 quando os franceses atacaram Pernambuco, foram expulsos quando ainda tentavam construir um fortim em Recife. Enraivados deixaram uma inscrição numa pedra: "Le monde va de pis em pis" (o mundo vai de mal a pior)*



A imagem da capelinha destruída, encontra-se hoje na sacristia da Igreja da Madre de Deus, no Recife Antigo.




Oxente!
Nós estamos em Recife!!