quarta-feira, março 10, 2010

Vem gente de todo canto só p'ra participar das festanças para comemorar o aniversário de Recife!!




Diário de Pernambuco

Publicação: 08/03/2010 18:50

A cidade do Recife completará 473 anos de fundação no próximo dia 12 de março. Para marcar a passagem da data, a Prefeitura preparou uma programação especial. Na lista de “presentes” para os recifenses tem o tradicional corte do bolo na Praça do Arsenal e shows de grandes artistas no Marco Zero. Nomes como Elba Ramalho, Zé Ramalho, Geraldo Azevedo, Lenine, Chico César e Alcione abrilhantarão o aniversário da Cidade.

O dia 12 de março começa já com a programação do Museu da Cidade, localizado no Forte das Cinco Pontas, que às 9h30 apresenta evento cívico- cultural com o título “As crianças homenageiam Recife nos seus 473 anos”, quando mais de 400 alunos de diversas escolas públicas e particulares, começarão o dia com uma visita guiada pelas dependências do Forte e áreas expositivas do Museu.

Ainda no Forte das Cinco Pontas, às 14h, começam as visitas teatralizadas à exposição “300 anos da Emancipação do Recife”, que contarão com o apoio dos mediadores Kalhil Gibran e Diana Rodrigues, contadores de história da casa. A partir das 15h têm início as apresentações de grupos culturais infantis: o grupo de Frevo e o grupo de Maracatu da Escola Novo Pina, o Maracatu Mirim da Escola do Bairro do Recife e os corais das escolas Nadir Colaço e Alto do Maracanã.

Às 16h, no mesmo local, o Prefeito João da Costa vai comandar o ato cívico de troca e incineração das bandeiras em desuso, que acontece com a execução do Hino do Recife pela Banda da Secretaria de Educação/GAC. As 16h30, será entoado o Parabéns para o Recife, seguido do corte do bolo comemorativo e encerramento oficial do evento no Museu.

A partir das 17h, na Praça do Arsenal, a Frevioca vai dar prosseguimento à festa, colocando todo mundo para dançar, ao som do ritmo que é a cara do Recife. Para encorajar os mais tímidos, estarão por lá os passistas da Escola de Frevo Maestro Fernando Borges e da Secretaria de Educação. Quando o relógio marcar 18h30, é a hora do corte do bolo, que, como é de praxe, pesará em quilos, a mesma quantidade de anos que o Recife comemora.

Mas o presente especial pelo qual todo recifense espera estará no Marco Zero e começa as 21h30. Ninguém menos do que Elba Ramalho vai fazer uma grande festa para brindar a data, marcando ainda os seus 30 anos de carreira. Do show desta noite sairá o novo DVD da cantora. O público vai poder conferir os sucessos da diva da MPB, que vai dividir o palco com convidados como Zé Ramalho, Geraldo Azevedo, Lenine, Chico César, Alcione e André Rio.

A festa não para por aí. No sábado (13), começam as comemorações dos 80 anos da Orquestra Sinfônica do Recife, que contará com a participação especial de Francis Hime. No repertório estão composições como “Fantasia para piano e orquestra”, “Brasil Lua Cheia”, “Parangolé do Samba”, “Cinema Brasil e ainda “Atrás da Porta”, “Vai Passar” e “Trocando em Miúdos”.

Praças revitalizadas - Dentro da programação do aniversário de 473 anos do Recife, a Prefeitura entregaráà população, até o final deste mês, sete praças totalmente revitalizadas, além de acelerar a reforma de mais duas áreas de lazer. Com um investimento de aproximadamente R$ 877 mil, as obras deram um novo visual aos dois principais parques do Recife (Jaqueira e 13 de Maio) e as praças Heróis da Restauração (Areias), Joca Leal (Casa Amarela), Mauricéia (Ipsep) e 4 de Outubro (Areias). Além disso, mais R$ 225 mil estão sendo investido na requalificação das praças da Convenção (Beberibe) e na Lagoa do Araçá (Imbiribeira).

Corrida das Pontes - A parte esportiva das comemorações do aniversário de 473 anos da capital pernambucana ficará a cargo da Corrida das Pontes do Recife, a maior prova de pedestrianismo do Norte-Nordeste, promovida através de uma parceria entre a JJS Eventos e a Prefeitura do Recife. Esta que será a 7ª edição da corrida, acontece no dia 21 de Março, pelas principais ruas do centro, incluindo as sete pontes, em um percurso de 10 km.

Meio Ambiente - A Secretaria de Meio Ambiente estará realizando uma sensibilização junto à população da Cidade, às 8h, do dia 12 de março, na Ponte Duarte Coelho, entre os bairros da Boa Vista e de Santo Antônio. Durante a ação, que contará com a presença do secretário Roberto Arrais, e de aproximadamente 20 técnicos, serão distribuídas 473 mudas de árvores nativas da mata atlântica, como Ipê Roxo, Ipê Amarelo, Pau d’Arquinho, Pau Brasil e Flamboyant. As plantas serão fornecidas pelo Jardim Botânico do Recife. Além das mudas, os profissionais da Secretaria também distribuirão panfletos que falam sobre os diversos cuidados que a população deve ter com o meio ambiente.

Da Redação Do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR




Oxente!
Nós estamos em Recife!!

Nenhum comentário: