quarta-feira, março 10, 2010

Dia 12 de março de 2010. Recife (473 anos). Olinda (475). Venha fazer parte desta festa. Fique hospedada no Albergue Piratas da Praia em Boa Viagem!




(baseado no livro A Fundação do Recife, de Hermógenes Viana)

Segundo Hermógenes Viana, "o nome do Recife apareceu pela primeira vez no Foral da Câmara de Olinda, outorgada a 12 de março de 1537, pelo donatário Duarte Coelho que o chamava de Recife dos Navios".

Recife cresceu em volta da capelinha de Santelmo. Gente profundamente católica, os primeiros habitantes era marinheiros, pescadores, comerciantes, pescadores e alguns soldados, por conta do comércio de pau-brasil e açúcar.



O historiador Carlos Bezerra Cavalcanti, em palestra no lançamento do portal Memorial, na Livraria Cultura em 18 de dezembro de 2005, comentava que o pau-brasil aqui exportado, era de uma espécie única, chamada de Pernambuco, indicada especialmente para a confecção de arco de violino e outras peças nobres.



A capelinha tomou o nome original de São Frei Pedro Gonçalves. Santelmo, o nome popular, era um santo que os marinheiros invocavam durante os temporais em alto mar, quando aparecia o fogo elétrico em chamas azuladas nos mastros do navio, denominado fogo de Santelmo.



Em 1800 a capelinha foi demolida para a construção da Matriz do Corpo Santo. Em 1913, com a construção da atual Av. Marquês de Olinda, a igreja também foi demolida!



Em 1561 quando os franceses atacaram Pernambuco, foram expulsos quando ainda tentavam construir um fortim em Recife. Enraivados deixaram uma inscrição numa pedra: "Le monde va de pis em pis" (o mundo vai de mal a pior)*



A imagem da capelinha destruída, encontra-se hoje na sacristia da Igreja da Madre de Deus, no Recife Antigo.




Oxente!
Nós estamos em Recife!!

Nenhum comentário: